Mais importante do que os números são as pessoas e, por isso, quando dizemos que importa realçar a dimensão humana da CARMIM, referimo-nos a essa missão de âmbito mais vasto, mas muito bem definido, da valorização humana, do bem-estar crescente e da melhoria das condições de vida dos associados.
Por outro lado, o enoturismo, a produção de azeite, vinhos, e a internacionalização dos seus produtos são áreas prioritárias e nas quais a empresa tem investido e irá continuar a investir no futuro.
Passados tantos anos desde o seu nascimento, a CARMIM é hoje uma referência incontornável, não só nos Vinhos do Alentejo, mas igualmente a nível nacional. O signo de elegância e o ambicioso compromisso, que a empresa estabeleceu desde o primeiro momento com a qualidade, permitiram à CARMIM cultivar um perfil de liderança no mercado de vinhos de qualidade.
A longa experiência de aliança do saber fazer tradicional com a mais moderna tecnologia de vinificação contribuem para que os vinhos e azeites CARMIM tenham uma presença regular à mesa de um consumidor cada vez mais sofisticado e informado.
A formação tem sido uma preocupação constante na CARMIM. Anualmente é promovido um ambicioso programa de formação para os colaboradores da empresa, em áreas tão diversificadas, mas igualmente importantes, como a comercial, comportamental, línguas, informática, higiene e segurança no trabalho, ambiental, alimentar, vinhos, entre outras. A formação dos associados também não foi descurada, realizando-se frequentemente sessões sobre aplicação de produtos fitofármacos, plano de sustentabilidade e viticultura, em áreas tão vastas como as boas práticas culturais na vinha, segurança alimentar e boas práticas ambientais, práticas culturais versus qualidade de vinhos, objetivos comerciais, enológicos e vitícolas.
A CARMIM desenvolve desde 2011 um inovador projeto de responsabilidade social, cujo objetivo tem sido o de ajudar diretamente pessoas sem recursos financeiros a resolver questões nas áreas da saúde, emprego, educação ou concretização de talentos, por exemplo. A face mais visível desta plataforma é o vinho Monsaraz Millennium, que se assume como um vinho de causas, partindo do slogan “Vamos ajudar pessoas”, e que funciona neste contexto como porta-estandarte de todo o projeto. A primeira iniciativa no âmbito do projeto foi a entrega de uma cadeira de rodas elétrica, que tentou responder às necessidades de um jovem, que sofre de uma doença genética denominada Microcefalia, a qual afecta as capacidades motoras (membros inferiores e superiores), fazendo com que a pessoa deixe de andar. As iniciativas seguintes destinaram-se a ajudar duas crianças, com necessidades de apoio ao nível da saúde. Os donativos foram entregues à Clínica LusoTerapias e ao Ginásio de Reabilitação Terapikuba respetivamente, para que ambas as crianças possam continuar a usufruir de tratamentos e fisioterapia que permitem melhorar a sua qualidade de vida.
A CARMIM obteve, em 31 de dezembro de 2011, a certificação conjunta dos seus Sistemas de Gestão de Qualidade, Gestão Ambiental e de Gestão de Segurança Alimentar, respetivamente para as Normas NP EN ISO 9001, NP EN ISO14001 e NP EN ISO 22000, tendo sido a primeira empresa em Portugal dentro do sector a receber este tipo de certificação integrada de gestão. Esta tripla certificação reconhece o esforço da empresa em assegurar a conformidade dos seus produtos, a satisfação dos seus clientes, a demostração do compromisso absoluto com a segurança alimentar. Já em 2013, atingiu mais um importante objetivo no domínio da certificação, através da certificação IFS Food versão 6. Com a implementação do IFS Food 6, a empresa ficou dotada de um sistema de Gestão de Qualidade e Segurança Alimentar mais robusto, que facilita a sua integração em mercados internacionais, a qual garante uma resposta concreta para a alta segurança e Qualidade dos Produtos e expetativas dos clientes, permitindo fazer face à grande competitividade dos mercados que se tem verificado nos últimos anos. Atualmente estão em vigor as normas ISO 9001, ISO 14001 e IFS Food.