O ciclo vegetativo foi marcado por atraso muito significativo no início do mesmo e uma elevada pluviosidade durante toda a Primavera, Inicio de Verão, que influenciaram igualmente o prolongamento excepcional do mesmo.
A frutificação foi bastante elevada ao ponto de em final de Julho as expectativas de produção de cifrarem em aumentos superiores a 20%. No entanto quatro dias de temperaturas excecionalmente elevadas no início de Agosto provocaram escaldão muito significativo em muitas parcelas com consequente perda de produção.
A pluviosidade elevada na Primavera aliada a um mês de Julho muito temperado, criaram boas condições para a produção de uva por parte da maior parte das parcelas. Assim como o facto de termos um Agosto, Setembro e primeira quinzena de Outubro essencialmente secos contribuiu para um bom estado sanitário da uva mesmo perante um ciclo de maturação mais prolongado e tardio.
Sustentabilidade
A partir desta campanha foi transformado em pré-requisito para integrar o Programa de Calendarização, a inscrição dos associados no Plano de Sustentabilidade da CVRA. Atendendo a que o Plano de Calendarização paga mais 15% pelas uvas entregues a motivação económica foi bastante significativa e como tal tivemos um nível de inscrição bastante elevado, com 33% dos sócios a inscreverem-se no Plano.
Produção
Na campanha de 2017 foram recebidos 15.568.520 Kg de uvas que produziram 11.642.775 litros de vinho.
Na campanha de 2018 foram recebidos 17 821 610 Kg de uvas que produziram 13 853 697 litros de vinho com borra.
Esta produção representou um aumento de 14,8% relativamente à produção de 2017 embora mais de 10% abaixo do valor médio histórico.