19 Fevereiro 2018

Carmim inaugura central fotovoltaica

CARMIM inaugurou, este mês, uma central fotovoltaica na presença do Ministro da Agricultura Luís Capoulas Santos, do presidente da CARMIM Miguel Feijão e outras entidades.

Um investimento de cerca de 500 mil euros que visa continuar o trabalho de responsabilidade ambiental para contribuir para um planeta sustentável que a nossa Cooperativa tem vindo a desenvolver nos últimos anos. Esta nova infraestrutura "vai produzir energia para o funcionamento do pavilhão do engarrafamento apenas com recurso ao uso do sol, o que implica a poupança de cerca de 80 mil euros anuais na fatura da eletricidade e, ainda, de 280 toneladas de carbono por ano, que é tão importante tendo em conta a necessidade de que a nossa vida seja cada vez mais verde”, explicou o presidente do Conselho de Administração da CARMIM, que acrescentou ainda que "o investimento nesta central fotovoltaica foi feito exclusivamente com capitais próprios". Miguel Feijão salientou que "a instalação da central sobre o pavilhão de engarrafamento diminuirá a temperatura ambiente no interior do mesmo, melhorando a qualidade das condições dos trabalhadores". E que se prevê "um retorno do investimento em menos de sete anos". O Ministro da Agricultura não poupou elogios a esta iniciativa da CARMIM. Capoulas Santos considerou que "este investimento mostra uma visão a longo prazo e um esforço adicional da cooperativa".

Esta central fotovoltaica é composta por cerca de 1600 painéis e cobre uma área de 1360 m2. Tem cerca de 500kVa de potência, e produz cerca de 700 mil kwh anualmente.